Atualize seu Navegador
Nós detectamos que você esta usando uma versão obsoleta do Internet Explorer como seu navegador web.
Para entrar no site e usufruir de todos os recursos, por favor instale uma versão mais atual do IE.
Só levara alguns minutos para completar.
O site também pode ser visto usando:
Telefone(14) 3711-7000
Endereço: Rua Santa Catarina, 1981 - Bairro Alto - Avaré/SP
Cep 18708-005
Atendemos de segunda a sexta das 8h até 17h30
O Sistema de Saúde Unimed é hoje o maior sistema cooperativo de trabalho médico do mundo e também a maior rede de assistência médica do país, com 117 mil cooperados, 18 milhões de beneficiários e mais de 340 cooperativas. O sistema representa 37,8% do mercado de saúde brasileiro.
A primeira Unimed-União dos Médicos foi criada em 1967, na cidade de Santos (SP) por um grupo de médicos liderados por Dr. Edmundo Castilho. Desde então, baseada na filosofia cooperativista, no resgate da ética e no papel social da Medicina, a Rede Unimed multiplicou-se pelo país e atualmente é o plano de saúde Top of Mind entre os brasileiros.
A Unimed de Avaré, a 73ª no Brasil, possui atualmente cerca de 100 cooperados das mais diversas especialidades, atendendo a aproximadamente 30 mil usuários em 16 cidades da região, incluindo sua cidade-sede, Avaré.
Para contar a história da Unimed de Avaré é preciso voltar no tempo, precisamente ao dia 13 de outubro de 1978. Nesta data, nascia a União dos Médicos de Avaré. Para tanto, foi preciso a persistência de um visionário, o oftalmologista Dr. Carlos Faraldo. Voltemos ainda mais no tempo. O saudoso Dr. Faraldo integrava um grupo de médicos que se reunia constantemente para partidas de futebol nas horas de lazer. Foi após um destes jogos que ele sugeriu a criação de uma cooperativa médica local. O argumento: era a única maneira de defender a classe médica das chamadas medicinas de grupo que começavam a atuar no Brasil. A ideia foi praticamente rejeitada pela maioria dos médicos, que não visualizava esse futuro. Sonhador, Dr. Faraldo (que não era bom no futebol, mas excelente em semear idéias) insistiu no ideal e acabou convencendo alguns colegas a criarem a Unimed de Avaré. Desta forma, nascia a Cooperativa de Trabalho Médico, tendo como presidente, seu idealizador, Dr. Faraldo e a adesão de apenas 33 médicos. Estava plantada a semente de um sonho.
Aqueles mesmos médicos que não acreditavam na Unimed começaram a ver o cooperativismo sob outra ótica e decidiram fazer da cooperativa uma empresa forte. Colocando o cooperado em primeiro lugar (no mesmo patamar do usuário), eles disputaram a primeira eleição unimediana, em 1994, dispostos a fazer uma mudança que revolucionasse e evoluísse o sistema. O candidato à presidência era o anestesista Dr. Benjamin Antônio Filho. Eleição ganha e muitos projetos tomaram forma. Na época a Unimed tinha uma estrutura tímida, com apenas 7 funcionários, 5 mil usuários e cerca de 80 cooperados. Hoje são 120 funcionários em todo o sistema, 14 mil usuários, cerca de 100 cooperados, além de unidades de laboratórios, farmácias, entre outros recursos. Mas os números não refletem ainda todas as conquistas.
Crises e planos econômicos não foram barreiras para aqueles novos visionários que, assim como o idealizador do cooperativismo médico em Avaré, viam na Unimed algo mais que uma simples operadora de planos de saúde.
Investiram em conhecimento, tecnologia e humanização nas relações com cooperados e usuários. O crescimento acentuado registrado nos últimos anos tem um ponto de partida: a mudança em gerenciamento. A cooperativa deixou de ser administrada por gerentes e passou a ser administrada por quem realmente entende: o próprio médico. O cooperado também evoluiu com a Unimed (e vice e versa). Procurou se adaptar aos novos tempos, profissionalizando-se na gestão da cooperativa.
Tanto cooperados, quanto usuários são os focos principais da Unimed, que atua não apenas como uma operadora de planos de saúde, mas sim, como uma marca-sinônimo de bem estar e expansão.