Atualize seu Navegador
Nós detectamos que você esta usando uma versão obsoleta do Internet Explorer como seu navegador web.
Para entrar no site e usufruir de todos os recursos, por favor instale uma versão mais atual do IE.
Só levara alguns minutos para completar.
O site também pode ser visto usando:
Telefone(14) 3711-7000
Endereço: Rua Santa Catarina, 1981 - Bairro Alto - Avaré/SP
Cep 18708-005
Atendemos de segunda a sexta das 8h até 17h30
Alguns pacientes são portadores ou adquiriram ao longo da vida patologias que levam à necessidade de acompanhamento médico prolongado podendo evoluir ou não para a dependência parcial ou total de cuidados básicos de vida, como alimentação, higiene, deambulação, entre outros. São chamados de Pacientes Crônicos.
São exemplos dessas patologias crônicas: Diabetes Mellitus; Hipertensão Arterial; mal de Alzheimer; mal de Parkinson; Acidente Vascular Cerebral, entre outras.
Estas patologias podem acometer pessoas de qualquer idade, porém, os idosos são mais suscetíveis devido às gradativas alterações fisiológicas que, com o avanço da idade, limitam as funções do organismo, tornando-os cada vez mais dependentes para a realização do auto-cuidado, o que leva à redução ou perda da qualidade de vida.
Preocupada em melhorar a qualidade de vida desses pacientes, a Unimed de Avaré criou o PROGRAMA QUALIVIDA. Com uma equipe especializada (composta por médico, enfermeiro, psicólogo, fonoaudiólogo e nutricionista), o Qualivida realiza atendimento domiciliar, através do qual fornece informações e orientações diversas que podem auxiliar os familiares e cuidadores de pacientes crônicos, tanto com relação às necessidades do momento como à aquisição de bens e serviços relacionados á assistência desse paciente no domicilio.
Todos os beneficiários da Unimed que tenham patologia crônica indicada pelo médico e com a aprovação da família, que terá participação direta nos trabalhos e é fundamental para o sucesso do programa.
A pessoa interessada ou um membro da família deve dirigir-se até a central de atendimento da Unimed e falar diretamente com o coordenadora do projeto, enfermeira Ana Maria Gambini, preferencialmente, com os resultados dos últimos exames e laudos que comprovem a patologia crônica.
A equipe de enfermagem realizará uma visita, quando serão avaliadas as necessidades do paciente e, posteriormente, acionados os profissionais que farão parte da equipe.
Após esta etapa, o paciente receberá visitas periódicas que podem ser semanais, quinzenais ou mensais, de acordo com a sua necessidade.
Quando o paciente apresenta melhora do quadro de patologia crônica, recebe alta do Qualivida e as visitas são encerradas. Em seguida, o paciente é encaminhado ao Programa de Medicina Preventiva da Unimed, que dá continuidade ao atendimento conforme a necessidade.
Não. Este serviço é gratuito aos beneficiários da Unimed. No entanto, se houver necessidade de comprar equipamentos, materiais ou medicamentos para uso do próprio paciente, esses custos são de responsabilidade do paciente e de sua família.
Não. O Qualivida apenas realiza o trabalho de orientação ao paciente e à sua família. Considerando a importância do papel da família/cuidador no tratamento médico e na recuperação do paciente, o programa pretende facilitar a missão da família/cuidador e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida do paciente. No entanto, é preciso deixar claro que o Qualivida não é um serviço de homecare. Portanto, as visitas ao médico e exames de rotina devem continuar sempre.